11 para ti: 1 para o MUNDO

 

2010 está a chegar ao fim e não foi um ano fácil. 2011 está a chegar e, apesar das nuvens que desde já o ensombram, com ele, como com qualquer Ano Novo, chega a esperança de melhores dias.
Nestes últimos momentos de 2010, geralmente dedicados às tarefas contraditórias de fazer um balanço sério dos últimos 12 meses e prepararmo-nos para a festa, deixamos-te quatro sugestões/pedidos:

 

1 - Quando fizeres o teu balanço de 2010 (por muito breve que seja), lembra-te de reservar uns instantes para reflectires sobre como está o resto do mundo, para visualizares todo o caminho que já foi feito e o que falta fazer para alcançarmos esse mundo melhor que os ODM representam. Qual foi o teu melhor contributo para um mundo melhor em 2010?

 

2 – Quando brindares e comeres as passas não peças só os desejos habituais. Gasta 11 passas com os teus pedidos usuais (positiva a Matemática, que o teu clube ganhe o campeonato, que tu ganhes o Euromilhões, um encontro com a brasa lá da escola ou o que mais te vier à cabeça) e guarda uma para pedires um mundo melhor (afinal tu também vais usufruir dele).

 

3 – Como nós sabemos que isso dos desejos é um bocado supersticioso (se queres boa nota a Matemática deixa-te de coisas e atira-te aos cadernos de exercícios), pedimos-te que também incluas fazer algo para melhorar o mundo nas tuas resoluções para 2011. Informa-te! Escolhe uma ou mais causas que te agradem (pode ser a luta contra a pobreza, a exigência de relações comerciais justas entre o Norte e o Sul, a defesa da biodiversidade, a promoção de uma economia solidária ou qualquer outra coisa que te motive). Depois aprende tu o que puderes sobre o assunto e mete mãos à obra. A sós, com o teu grupo de amigos, com a tua cara-metade, na escola com os teus colegas ou então em conjunto com alguma organização, tanto faz, o que interessa é trabalhar por algo em que acredites.

 

4 – Mostra ao mundo do que és capaz. Pega uma câmara (ou telemóvel, ou máquina fotográfica, ou qualquer outra coisa que registe imagens) e faz um filme sobre ti e os ODM (ou apenas sobre os ODM). Depois partilha a tua obra connosco e participa no Curtas. Quem sabe se não ganhas um prémio ao mesmo tempo que ajudas a divulgar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio?

tags:
publicado por Oikos às 11:50 | link do post | comentar